Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Mais HD radioativamaishd.com!

Banner Cabecalho 01

Buscar  
Noticias do Estado

Escorpiões são responsáveis por 3 em cada 4 acidentes com animais peçonhentos em MS

Publicada em 03/06/2025 às 23:43hGoverno do Estado

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Escorpiões são responsáveis por 3 em cada 4 acidentes com animais peçonhentos em MS

Os escorpiões continuam sendo a principal causa dos acidentes com animais peçonhentos em Mato Grosso do Sul, liderando as notificações registradas entre 2023 e 2024, mesmo em meses fora da temporada de maior calor e chuvas.

De acordo com a CVSAT (Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica) da SES (Secretaria de Estado de Saúde), 3 em cada 4 acidentes registrados no estado nesse período foram causados por escorpiões. No total, foram 13.227 notificações, sendo 75,71% relacionadas a esses animais.

Já no período entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025 foram registrados 6.101 acidentes escorpiônicos. Os municípios com maior número de casos foram Campo Grande (1.888), seguido por Três Lagoas (518), Dourados (261), Brasilândia (183) e Paranaíba (170).

As principais espécies encontradas no estado são o Tityus confluens (escorpião amarelo), que provoca acidentes moderados; o Tityus serrulatus (escorpião amarelo), que pode causar acidentes moderados a graves, com necessidade de internação; e o Tityus bahiensis (escorpião marrom), também responsável por casos graves — especialmente entre crianças e idosos, que são mais vulneráveis ao agravamento dos sintomas.

Os escorpiões costumam se esconder em locais escuros, úmidos e com fácil acesso a alimento, como baratas. São encontrados com frequência em redes de esgoto, ralos, entulhos, caixas de gordura, bueiros, materiais de construção e também em áreas rurais, onde há acúmulo de madeira, folhas secas e pedras. A capacidade de adaptação a diferentes ambientes exige atenção durante todo o ano, tanto nas cidades quanto no campo.

Foto: Ministério da Saúde

Ações de controle

Para enfrentar o aumento dos casos, o Estado tem desenvolvido uma série de ações preventivas e de controle. Entre elas, destacam-se as capacitações constantes de profissionais de saúde e de saneamento, o fortalecimento do diagnóstico e do tratamento dos acidentes e a implantação da Rice (Rede Integrada de Controle de Escorpiões), que integra medidas a longo prazo para o enfrentamento do problema.

A Rice inclui a formação especializada de agentes comunitários e de endemias, fortalecendo a resposta rápida a acidentes e a implementação de estratégias baseadas em evidências. Promove a produção e distribuição de materiais educativos — como cartazes, folders, boletins e cartilhas — e a ampliação da CSAIM (Coleção Sul-mato-grossense de Artrópodes de Interesse Médico). Também faz parte das estratégias o gerenciamento eficiente da distribuição de soro antiescorpiônico nas unidades de saúde do estado.

Somente no mês de maio, e antecipando o período de maior ocorrência de acidentes com escorpiões, foram capacitados 90 técnicos em dois municípios do estado. Essas ações visam reduzir a incidência de acidentes e mitigar os riscos à saúde pública.

Em caso de acidente, a recomendação é buscar imediatamente atendimento médico em uma unidade pública de saúde e não aplicar remédios caseiros ou substâncias no local da picada, para não agravar a situação da vítima. Além das ações do poder público, o combate passa pela conscientização da população. Medidas preventivas simples podem ajudar a reduzir os acidentes com animais peçonhentos. Dentre elas:

  • Manter ralos bem tampados e frestas vedadas;
  • Evitar acúmulo de entulhos, restos de materiais de construção e lixo doméstico;
  • Limpar quintais, jardins e terrenos baldios com frequência;
  • Inspecionar roupas, calçados e roupas de cama antes de usar, especialmente se estiverem no chão.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto capa: Helton Davis




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Veja agora!

Veja agora!

WhatsApp (67) 9 9998-0261
Mural

Enviar mensagem

Cristiane Brito locutora da rádio nação FM

Gostaria de ouvir uma música de Rick e Renner ...

Mayco

A Melhor radio, ja baixei o aplicativo...

Adriana

Cheguei no finalzinho,mais estou aqui ouvindo?...

Cesar

Abraço a equipe manda uma musica pra nois ...

Fabiana

A melhor da região não fico sem ouvir um dia...

Mari

Parabéns a equipe ...

Jorge

Ola Boa Noite toca um gino e geno...

Jana

meus sábados são perfeitos ao som da Ativa...

Peça sua Música

Pedir

Cabo Máximo

Batayporã

ofereço toda a programação a todos os amigos ...

adelaine

bataypora

simones Mendes dois tristes ...

Luciano

Vitória Es

revoada made in de mato com Ciro di Lucca ...

ELICO MARTINS MAGOSSO

Urânia

gostaria de ouvir a musica Disney sofrencia com Rafinha Sanfoneiro pra aleg...

adelaine

bataypora

Oi Jesus Isadora popeu ...

Adelaine

bataypora

não falha nunca Priscila meileli...

Últimas Músicas
No Ar
Bate Papo

Digite seu NOME:


Copyright (c) 2025 - Rádio Ativa Mais HD - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD