Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Mais HD radioativamaishd.com!

Banner Cabecalho 01

Buscar  
Noticias do Estado

Saúde realiza Dia D de combate à dengue, chikungunya e zika em todo o Estado

Publicada em 16/11/2023 às 19:19h - 2 visualizações Governo Do Estado

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Saúde realiza Dia D de combate à dengue, chikungunya e zika em todo o Estado

Por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Governo do Estado realiza no próximo dia 18 de novembro a ação do ‘Dia D’ de combate às arboviroses – dengue, zika e chikungunya nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Neste ano, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti para a prevenção de doenças.

Como novidade para este ano, a SES recebe o apoio da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), por meio do projeto Ação Cidadania, com a oferta de diversos serviços no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninha, em Campo Grande.

Para o coordenador de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, a iniciativa é uma forma de mobilizar indivíduos, comunidades e organizações no combate às arboviroses. “É um esforço conjunto para prevenir e controlar a disseminação das arboviroses. O Dia D é muito importante para promover a conscientização, a educação e a tomada de medidas práticas com a comunidade”.

Conforme a gerente técnica de doenças endêmicas da SES, Bianca Modafari Godoy, a Vigilância Epidemiológica desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública e o Dia D de combate às arboviroses é uma ocasião importante para destacar essa missão.

“Arboviroses, como a dengue, zika e chikungunya, representam sérios desafios para nossa comunidade, mas juntos podemos agir para prevenir sua disseminação. O Dia D é um lembrete de que a prevenção, o controle do vetor e a conscientização da população são nossas melhores armas contra essas doenças. Trabalhando em parceria com a população, podemos reduzir o impacto das arboviroses e manter nossa comunidade saudável. Junte-se a nós nesta luta em prol de um ambiente mais seguro e saudável para todos”.

Sobre a ação no Parque Jacques da Luz

O evento alusivo ao ‘Dia D’ em Campo Grande dá o start na campanha para que os outros municípios de Mato Grosso do Sul iniciem as estratégias de ações em seus territórios. Além de promover a conscientização, a SES/MS, junto com a Fiems por meio do Projeto Ação Cidadania e com o apoio de diversos outros parceiros, realizará a oferta de serviços destinados à população das 8 horas às 15 horas, no Parque Jacques da Luz, localizado no bairro Moreninha, em Campo Grande.

Até o momento, para o Ação Cidadania estão confirmadas as participações das seguintes instituições:

• ABO/Faculdade Farred – com orientação e prática de escovação e higiene bucal e distribuição de kits com escovas e cremes dentais.
• Detran – Com jogos de mesa educativos sobre a educação para o trânsito, meio ambiente e cidadania.
• Energisa – Campanha de negociação de débitos e desenrola Brasil. Além de palestras educativas de eficiência energética, distribuição de informativos, cadastro de tarifa social com entrega de lâmpadas.
• Exército Brasileiro – Exposição de material de saúde.
• Funtrab – Atualização de cadastro, emissão de carta de encaminhamento de vaga de emprego, orientação da Carteira de Trabalho Digital.
• SEAD/Procon – Orientações de Relação de Consumo e Abertura de Carta de Informações Preliminares.
• SEAD – Mais Social e cadastramento do passe livre.
• PMA – Projeto Florestinha – Oficina de resíduo solido, palestra sobreeducação ambiental e teatro de fantoches .
• SES/MS-PSE – Aula de Yoga, dinâmica com apoio de profissionais psicológicos voltada para os adolescentes, roda de conversa e dinâmica de empoderamento.
• SES/MS-Vigilância Ambiental - Civitox – exposição de animais peçonhentos e plantas tóxicas e atividades de educação em saúde ambiental e entrega de material informativo.
• SES/MS-Controle de Vetores – amostras de vetores, distribuição de materiais educativos e informações sobre a prevenção e controle vetorial, além de um espaço demonstrando o ambiente limpo e sujo e distribuição de informativos.
• Projeto Wolbachia – Fases de desenvolvimento do Aedes aegypti com Wolbachia e distribuição de informativos e adesivos.
• Sejusp – Confecção da carteira de identidade
• DGPC - Com registro de boletim de ocorrência.
• SED/NUAC – Apresentação musical Orquestra
• MS Visão – Consulta oftalmológicas
• IEL – Vagas de Estágio
• Senai – Divulgação de Cursos
• Fiems – Oferecimento de toda a infraestrutura do evento.
• Fundação de Cultura – Atrações musicais
• Fundesporte – brinquedos infantis
• Agems

O ‘Dia D de Combate às Arboviroses’ será um evento multifacetado, que contará com a participação e a parceria de organizações de saúde, voluntários, órgão públicos, escolas, líderes comunitários, empresas, meios de comunicação como emissoras de rádio e televisão, exposições de stands com amostras da biologia vetorial, casa limpa x casa suja, visita domiciliar, projeto e-Visita, projeto Colaborador Voluntário, projeto Wolbachia e Comitê de Combate às Arboviroses.

DIA D

A data comemorativa do Dia D foi instituída pela Lei n. 12.235/2010 com o intuito de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população, para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor dos agravos. Neste sentido, a data é reservada para desenvolver campanhas educativas e de comunicação social que visam alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti.

No verão, com a chegada do período de chuvas e as altas temperaturas, a população deve se manter atenta com o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti e redobrar os cuidados para evitar seus possíveis criadouros, pois o mosquito se reproduz em água limpa e/ou parada.

Assim, o combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Chikungunya e a Zika.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeira.

Kamilla Ratier e Rodson Lima, SES

Foto: Bruno Rezende




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Veja agora!

Veja agora!

WhatsApp (67) 9 9998-0261
Mural

Enviar mensagem

Adriana

Cheguei no finalzinho,mais estou aqui ouvindo?...

Cesar

Abraço a equipe manda uma musica pra nois ...

Fabiana

A melhor da região não fico sem ouvir um dia...

Mari

Parabéns a equipe ...

Jorge

Ola Boa Noite toca um gino e geno...

Jana

meus sábados são perfeitos ao som da Ativa...

Luis

Essa Radio e fera, gosto muito de ouvir durante o serviço...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Peça sua Música

Pedir

Renan Calanca

Batayporã

Meu novo Mundo - Charlie Brown Jr ...

Clara Geovanna

Jacobina Bahia

Partilhar - Rubel & Anavitória...

Antonieta

Jacobina

Shakira...

José Carlos da Silva

Bragança/Pará

só se for por amor (Amado Batista)....

mariabeniteznaobra@gmail.com

batayporãm

uma do leonardo...

Adelaine

Bataypora

amado Batista folha seca...

Últimas Músicas
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Bate Papo

Digite seu NOME:


Copyright (c) 2024 - Rádio Ativa Mais HD - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD