Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Mais HD radioativamaishd.com!

Banner Cabecalho 01

Buscar  
Noticias do Estado

Há 33 anos, Código de Defesa do Consumidor fortalece atuação do Procon/MS

Publicada em 12/09/2023 às 20:28h - 3 visualizações Governo Do Estado

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Há 33 anos, Código de Defesa do Consumidor fortalece atuação do Procon/MS

Há 33 anos, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) integra importante alicerce do trabalho desenvolvido pelo Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), quanto ao respeito à dignidade, saúde, segurança, transparência e harmonia nas relações de consumo em Mato Grosso do Sul.

No Estado, a busca pelo equilíbrio entre consumidores e fornecedores existia há quatro anos, antes da promulgação da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Com o advento desse que é um dos instrumentos legais mais avançados, houve então uma definição clara sobre os direitos e deveres de cada parte. Em 2021, recebe destaque a atualização do texto com regras voltadas a prevenção e o tratamento do superendividamento.

“O Código de Defesa do Consumidor é antes de tudo um tratado de cidadania, que torna natural na existência das pessoas a condição de ter respeitado os seus direitos nas relações de consumo. Um avanço no processo civilizatório onde o Estado, enquanto poder público, cumpre função estratégica de agir na defesa desses direitos, através dos Procons, toda vez que forem ameaçados ou violados ”, pontua o secretário-executivo do Procon/MS Antonio Jose Angelo Motti.

Ações e indicadores

De janeiro a agosto de 2023, o Procon/MS realizou 14.697 atendimentos. Isso sem contar com a orientação de consumidores e fornecedores por meio da Trilha do Consumidor e o Procon na Rua, que abordaram junto a população na Capital e interior temas como legislação, prevenção ao superendividamento, além da indicação dos canais de atendimento e denúncia.

No período, a fiscalização se fez presente em 440 estabelecimentos na defesa do interesse da preservação da vida, da saúde, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor. O setor mais demandado foi o comércio local (169), seguido dos postos de combustíveis (98), os supermercados (98) e bancos (75).

Parcerias estratégicas ampliaram as ações e a atuação conjunta com as instituições do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor possibilitaram diálogos amplos sobre consumo consciente, superendividamento e os direitos de consumo da pessoa idosa.

Kleber Clajus, Procon




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Veja agora!

Veja agora!

WhatsApp (67) 9 9998-0261
Mural

Enviar mensagem

Cesar

Abraço a equipe manda uma musica pra nois ...

Fabiana

A melhor da região não fico sem ouvir um dia...

Mari

Parabéns a equipe ...

Jorge

Ola Boa Noite toca um gino e geno...

Jana

meus sábados são perfeitos ao som da Ativa...

Luis

Essa Radio e fera, gosto muito de ouvir durante o serviço...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Peça sua Música

Pedir

José Carlos da Silva

Bragança/Pará

só se for por amor (Amado Batista)....

mariabeniteznaobra@gmail.com

batayporãm

uma do leonardo...

Adelaine

Bataypora

amado Batista folha seca...

Adelaine

Bataypora

Victor e leu borboleta do jardim ...

Edemil José do Espírito Santo

Corumbá ms

um chamamé do Gregório ...

Adriana

Batayporã

saudades de você Zé Felipe ...

Últimas Músicas
No Ar
Bate Papo

Digite seu NOME:


Copyright (c) 2024 - Rádio Ativa Mais HD - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD