Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Mais HD radioativamaishd.com!

Banner Cabecalho 01

Buscar  
Cidade

Pronto Socorro 24h: Secretaria de Saúde de Batayporã explica prioridades do serviço

Publicada em 24/06/2024 às 20:01h - 23 visualizações Prefeitura de Batayporã

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Pronto Socorro 24h: Secretaria de Saúde de Batayporã explica prioridades do serviço

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã iniciou neste mês de junho os atendimentos 24 horas do Pronto Socorro Municipal (PSM), até então conhecido como Pronto Atendimento Médico, o PAM. Para orientar a população sobre as dinâmicas de acolhimento, a titular da pasta, Letícia Sanches, e o enfermeiro coordenador do PSM, Odair Magaroto de Souza, participaram de entrevista ao vivo na rádio local Cidade FM nesta segunda-feira (24). Na ocasião, a dupla destacou as diferenças de prioridade entre o pronto socorro e as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

 

De acordo com os profissionais, o objetivo do Pronto Socorro Municipal 24 horas é facilitar o acesso aos atendimentos de complexidade intermediária, sem a necessidade de deslocamento para unidades maiores. O local passou por ampla reforma e recebeu investimentos para se adequar às novas rotinas.

 

“O foco são urgências e procedimentos de estabilização. Por exemplo, atendimentos a pessoas que sofreram acidentes, passam por crises agudas, traumas, apresentam sintomas de infarto, entre outras situações. Contamos com equipe multiprofissional, estrutura e materiais adequados para atender no PSM”, explicou Letícia.

 

Já as situações graves, como aquelas que demandam intervenções cirúrgicas e exames complexos, podem ser acolhidas para estabilização e posterior transferência. “Nesse tipo de situação, realizamos a estabilização no nosso pronto socorro. Essa medida em Batayporã proporcionará mais segurança e agilidade na transferência do paciente ao hospital indicado pela regulação de vagas”, complementou a secretária.

 

Classificação de risco

 

Um dos pontos ressaltados pelo coordenador do pronto socorro foi a classificação de risco, método utilizado para priorizar o atendimento aos pacientes de acordo com a gravidade de seu estado de saúde. O sistema utiliza cores para indicar o nível de urgência de cada paciente, permitindo uma triagem eficiente. “Vermelho significa urgente, laranja significa muito urgente, verde é pouco urgente e azul é não urgente. Então, não é uma ordem de chegada, mas uma prioridade de acordo com o problema que o paciente apresenta”, informou Odair.

 

ESF: prevenção e promoção da saúde

 

A Atenção Primária à Saúde, desempenhada por meio da Estratégia de Saúde da Família, prioriza a prevenção, promoção e cuidado contínuo da saúde da população local, com ênfase na comunidade e na família.

 

“As consultas agendadas, vacinação, acompanhamento de doenças crônicas, pré-natal, agendamento de exames, e outros cuidados de saúde preventivos continuam sendo realizados exclusivamente nos postos. Casos não emergenciais, como síndromes gripais leves e atualização de receitas médicas também são acolhidos nas ESF. Temos quatro unidades na cidade – Santa Luzia, Santo Antônio, Sebastião Martins e Anorinda Marcelina – além da unidade São Luiz, nos assentamentos”, esclareceu a gestora.

 

As unidades de Saúde da Família incluem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais que trabalham de forma integrada e contínua, diferentemente do Pronto Socorro Municipal, que visa situações pontuais.


FOTOS: Prefeitura de Batayporã




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Veja agora!

Veja agora!

WhatsApp (67) 9 9998-0261
Mural

Enviar mensagem

Adriana

Cheguei no finalzinho,mais estou aqui ouvindo?...

Cesar

Abraço a equipe manda uma musica pra nois ...

Fabiana

A melhor da região não fico sem ouvir um dia...

Mari

Parabéns a equipe ...

Jorge

Ola Boa Noite toca um gino e geno...

Jana

meus sábados são perfeitos ao som da Ativa...

Luis

Essa Radio e fera, gosto muito de ouvir durante o serviço...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Peça sua Música

Pedir

sirley

bataypora

erro gostoso...

Carlos

Nova Andradina

Uma Sertaneja...

Renan Calanca

Batayporã

Meu novo Mundo - Charlie Brown Jr ...

Clara Geovanna

Jacobina Bahia

Partilhar - Rubel & Anavitória...

Antonieta

Jacobina

Shakira...

José Carlos da Silva

Bragança/Pará

só se for por amor (Amado Batista)....

Últimas Músicas
No Ar
Bate Papo

Digite seu NOME:


Copyright (c) 2024 - Rádio Ativa Mais HD - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD