Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Mais HD radioativamaishd.com!

Banner Cabecalho 01

Buscar  
Cidade

Cidade Empreendedora fortalece o comércio local e fomenta o empreendedorismo em Batayporã

Publicada em 05/06/2024 às 18:56h - 3 visualizações Prefeitura de Batayporã

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Cidade Empreendedora fortalece o comércio local e fomenta o empreendedorismo em Batayporã

Fortalecimento do comércio local, estímulo à agricultura familiar, e melhorias dos processos da gestão municipal nas áreas de compras públicas e desburocratização. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Batayporã, executado desde abril de 2022, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.

Na última segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, o prefeito de Batayporã, Germino Roz, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.

De acordo com o prefeito o Cidade Empreendedora foi extremamente importante para o desenvolvimento econômico do município. "Com as ações conseguimos fomentar os pequenos negócios, trabalhar com eficácia no setor público, principalmente, as questões de desburocratização. A cada passo do programa, como as capacitações e rodadas de negócio, conseguimos perceber a mudança dos empreendedores de Batayporã. A criação da Associação Comercial foi também foi uma conquista importante para os empresários. São resultados como esse que mostram a eficiência desta parceria", ressaltou o líder do executivo.

 

A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Batayporã focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas pelo município são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.

 

Confira as principais ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora em Batayporã:

 

Fomento ao empreendedorismo: O programa Cidade Empreendedora atua no município melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte ao pequeno empresário com capacitações e orientações sobre empreendedorismo. Neste sentido, foram realizados cerca de 2.200 mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas em torno de 400 empresas distintas em Batayporã. 

 

O Sebrae também promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, em maio de 2023, com a participação de mais de 150 pessoas. O evento trouxe feira com empreendedores locais, sessão de negócios e palestras gratuitas. Além disso, também foram realizados quatro Happy Hours de Negócios com a proposta de possibilitar a troca de conhecimentos entre os empreendedores locais com a abordagem de temas como compras públicas, marketing digital, vendas e o cenário econômico e oportunidades para Batayporã.

 

Com o Cidade Empreendedora, também foi inaugurada a Sala do Empreendedor no município. O espaço é um ponto de apoio a quem deseja empreender ou já possui uma empresa e oferece suporte para a regularização do negócio, além de orientações e qualificações sobre empreendedorismo. Para o funcionamento do local, o Sebrae/MS disponibilizou a implementação da identidade visual e um kit composto por notebooks e camisetas.

 

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. Durante a execução do programa Cidade Empreendedora, de abril 2022 a abril de 2024, foram abertas 271 novas empresas em Batayporã. Corroborando para um crescimento empresarial de 7% no município – atualmente são 1.126 empresas ativas na cidade. O levantamento também mostra que o número de microempreendedores individuais cresceu durante o programa, com um aumento 32% nas formalizações, se comparado com o período anterior. No total, são 536 MEIs ativos no município.

 

Gestão municipal e desburocratização: Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população. 

 

Como parte desse trabalho, foi executado de um plano de desburocratização para facilitar a abertura de empresas no município. Uma das ações implementadas foi a adesão à RedeSim – ferramenta eletrônica que possibilita ao empresário fazer o procedimento de forma on-line, sem a necessidade de apresentar documentos impressos, pois a plataforma concentra em um só lugar dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na junta comercial de Mato Grosso do Sul. Isso possibilitou a melhoria do tempo médio para a abertura de uma empresa no município. Atualmente, o tempo para o procedimento é de 27h, de acordo com o site da RedeSim do Governo Federal.

 

Os servidores municipais também receberam consultoria especializada na área de Compras Públicas para tornarem o processo mais célere e eficiente, além de conhecerem as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006. A partir dessa iniciativa, o município adotou ferramentas para incentivar os empreendedores locais a participarem dos pregões, como a confecção do cronograma anual de compras que apresenta aos interessados o período em que a prefeitura adquire cada produto, possibilitando que os empresários se organizem para atender o processo licitatório.

 

Também foi feito um trabalho no âmbito das compras públicas rurais, para auxiliar o município a adquirir mais itens dos produtores da agricultura familiar via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Somente em 2023, a prefeitura investiu cerca de R$ 133 mil na compra de alimentos desse público.

 

Nesse contexto de incentivar o município a comprar dos pequenos produtores, em 2022, Batayporã participou de uma competição entre merendeiras que desenvolveram receitas com o uso de alimentos da agricultura familiar. No município, a vencedora foi a profissional Maria de Fátima com o prato “Galinhada nutritiva”. Ela disputou a etapa estadual, representando Batayporã.

 

Fomento à cultura empreendedora: Por meio do programa Cidade Empreendedora, cerca de 842 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, de 2022 a 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento. Uma das ações promovidas foi a aplicação da Metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do ensino fundamental.

 

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Batayporã podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Veja agora!

Veja agora!

WhatsApp (67) 9 9998-0261
Mural

Enviar mensagem

Adriana

Cheguei no finalzinho,mais estou aqui ouvindo?...

Cesar

Abraço a equipe manda uma musica pra nois ...

Fabiana

A melhor da região não fico sem ouvir um dia...

Mari

Parabéns a equipe ...

Jorge

Ola Boa Noite toca um gino e geno...

Jana

meus sábados são perfeitos ao som da Ativa...

Luis

Essa Radio e fera, gosto muito de ouvir durante o serviço...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Peça sua Música

Pedir

sirley

bataypora

erro gostoso...

Carlos

Nova Andradina

Uma Sertaneja...

Renan Calanca

Batayporã

Meu novo Mundo - Charlie Brown Jr ...

Clara Geovanna

Jacobina Bahia

Partilhar - Rubel & Anavitória...

Antonieta

Jacobina

Shakira...

José Carlos da Silva

Bragança/Pará

só se for por amor (Amado Batista)....

Últimas Músicas
No Ar
Bate Papo

Digite seu NOME:


Copyright (c) 2024 - Rádio Ativa Mais HD - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD