Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Mais HD radioativamaishd.com!

Banner Cabecalho 01

Buscar  
Cidade

Dia da Árvore: Departamento de Meio Ambiente de Batayporã destaca projetos para a comunidade

Publicada em 22/09/2023 às 20:12h - 4 visualizações Prefeitura de Batayporã

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Dia da Árvore: Departamento de Meio Ambiente de Batayporã destaca projetos para a comunidade
 
Cb image default
 
Espaços públicos bem cuidados valorizam flora local. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Nesta quinta-feira (21), é celebrado o Dia da Árvore. A data visa conscientizar sobre os impactos do desmatamento e a necessidade de se preservar os recursos naturais. Nesse contexto, o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã destaca uma série de ações adotadas com ênfase na flora local.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Claudir Morais (Dinho Car), há dois focos de trabalho: educação ambiental e valorização e preservação das espécies nativas. “Para que as ações sejam efetivas, procuramos ter uma visão de complementaridade. Não existe preservação sem educação”, avaliou o gestor.

Uma das principais frentes do departamento no que tange à valorização da flora é a revitalização do Viveiro Municipal. Atualmente, o local dispõe de mais de 860 mudas arbóreas, que estão à disposição para projetos da Prefeitura e solicitações da comunidade. Mas essa realidade é recente: a manutenção da estrutura, o plantio e o cultivo das mudas têm sido intensificados desde 2021.

“Não tínhamos essa variedade antes. Foi um trabalho de formiguinha, com muita dedicação dos servidores. Inclusive, hoje já recebemos doações da população. Nessa semana mesmo, recebemos mudas de abacate e outras espécies nativas. Essa contribuição é gratificante”, acrescentou o diretor.

 
Cb image default
 
Parceria com a Secretaria de Educação mobiliza projetos nas escolas. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.
 
Cb image default
 
Crianças celebram temas de preservação durante abertura do Mês do Meio Ambiente 2023. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Licenciado em Biologia e responsável por maior parte das ações de educação ambiental da Sodeta, o assessor Douglas Leite também comentou as ações. “Precisamos de uma visão interdisciplinar. Não é um trabalho isolado. As parcerias são fundamentais. Mobilizamos a Educação, que também tem uma série de projetos em todas as escolas, com destaque para a culminância da Semana do Meio Ambiente, a Saúde, que engaja a rede por meio dos agentes comunitários e leva os temas ambientais à população, parcerias público-privadas, etc...”, explicou Leite.

Outra intervenção educativa é o projeto Sombra e Água Boa. A conta no Instagram (@sombraeaguaboa) reúne informações sobre a flora e corpos d’água locais. A iniciativa visa difundir o conhecimento sobre a natureza do município. O nome do perfil faz alusão à vegetação e ao significado do nome Batayporã, que do guarani é traduzido como “água boa do Bata”.

 
Cb image default
 
Doação de mudas na Feira Municipal atrai moradores e difunde espécies nativas. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Segundo o assessor, a composição vegetal pode passar despercebida e a ideia do projeto é valorizar as espécies presentes no município. O diferencial está nas dicas de manejo e preservação. “Nós repassamos instruções sobre como cuidar de cada espécie. Acreditamos que as pessoas possam se motivar a tratar melhor das árvores e plantas. As publicações ajudam ainda a criar um acervo sobre a vegetação local”, contou.

Para o titular da Sodeta, Renam Bom, os projetos convergem na política da Administração de valorizar os recursos naturais do município. “Como já mencionamos, é uma gestão integrada. Meio ambiente pressupõe educação, saúde, infraestrutura, lazer. Uma coisa não se desliga da outra. Se temos espaços públicos saudáveis, se temos coleta seletiva, se pensamos no controle de endemias e zoonoses, se promovemos a conscientização, tudo isso é gestão ambiental”, finalizou o secretário.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Veja agora!

Veja agora!

WhatsApp (67) 9 9998-0261
Mural

Enviar mensagem

Cesar

Abraço a equipe manda uma musica pra nois ...

Fabiana

A melhor da região não fico sem ouvir um dia...

Mari

Parabéns a equipe ...

Jorge

Ola Boa Noite toca um gino e geno...

Jana

meus sábados são perfeitos ao som da Ativa...

Luis

Essa Radio e fera, gosto muito de ouvir durante o serviço...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Peça sua Música

Pedir

Adriana

Batayporã

saudades de você Zé Felipe ...

jossimardias

Teófilo Otoni. Minas gerais

Luan santana...

Maria branca

batayporã

era a mão de Deus delete hurgria...

Adenilson

Aurora do Pará

Flor e o Beija Flor Marilia Mendonça...

Radialista Mailon Nunes

Batayporã

Luan Pereira e Fernando e Sorocaba ...

João

uberaba mg

vou cair na farra com cantora lucineia toledo ...

Últimas Músicas
No Ar
Bate Papo

Digite seu NOME:


Copyright (c) 2024 - Rádio Ativa Mais HD - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD