Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Mais HD radioativamaishd.com!

Banner Cabecalho 01

Buscar  
Cidade

Galinhada nutritiva é o prato campeão do Desafio das Merendeiras em Batayporã

Publicada em 10/09/2023 às 17:43h - 6 visualizações Prefeitura de Batayporã

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Galinhada nutritiva é o prato campeão do Desafio das Merendeiras em Batayporã

Merenda escolar nutritiva, saborosa e acrescida de temperos especiais: criatividade, capricho e muito carinho. Assim foi a receita da final municipal do Desafio Estadual das Merendeiras em Batayporã, realizada durante a noite desta terça-feira (05), na Escola Shiozo Takahashi. A iniciativa é promovida pela Prefeitura e pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora. A grande vencedora foi a merendeira Maria de Fátima Oliveira da Silva (Escola Anízio Extensão), que cozinhou a ‘galinhada nutritiva’.

O prato se destacou pelo alto teor nutritivo, já que é composto pela proteína animal, que vai desfiada para facilitar a alimentação dos pequeninos, e arroz branco com legumes cozidos. A comida é servida juntamente com uma salada de folhas, tomate e cenoura. Entre todos os ingredientes utilizados na galinhada, 19 itens são licitados pela Prefeitura, ou seja, fazem parte da rotina escolar.

Agora, a campeã vai representar o município na final estadual, prevista para o mês de outubro, em Campo Grande. “Eu estou muito feliz em participar desse evento. Não esperava ganhar. Estava tranquila, porque é algo que eu lido no dia a dia, mas vencer em primeiro lugar foi uma surpresa muito grande”, disse a merendeira.

 
Cb image default
 
Da esq. para dir.: Maria de Fátima, Roseni e Roseli - primeira, segunda e terceira colocadas do Desafio. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
 
Cb image default
 
Chef Paulo Vasconcellos registrou momento junto às competidoras. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
 
Cb image default
 
Secel acolheu competição e proporcionou ambiente especial. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.

A disputa foi acirrada, já que todas as colegas de Maria de Fátima deram um show na cozinha. O segundo lugar foi para Roseni Mota (Escola Benedita Figueiró), com a ‘polenta nutritiva’ e, o terceiro para Roseli Boffo (Escola Anízio Polo), com o ‘arroz nutritivo’. Em quarto e quinto lugar, respectivamente, ficaram as profissionais Ione dos Santos, que preparou a ‘vaca atolada da Shiozo’ (Escola Shiozo Takahashi) e Aparecida Ribeiro Queiroz (Escola Anízio Polo), com o ‘caldo pantaneiro nutritivo’.

As merendeiras receberam auxílio de colegas durante o desafio. Anteriormente, as profissionais foram orientadas pelo chef de cozinha Paulo Vasconcellos, durante workshop e a prova eliminatória que aconteceu na segunda-feira (04), quando 11 profissionais ainda estavam no páreo. Tudo para fazer bonito na final do município, que contou com cinco jurados: a primeira-dama Thayse Melo, o presidente do Sindicato Rural e representante dos agricultores, Altamir Ramos, a diretora-pedagógica da Apae, Alessandra Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo Souza, e a comerciante do ramo alimentício, Daycir Kyiota.

 
Cb image default
 
Apesar da competição, evento teve tom descontraído.  FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
 
Cb image default
 
Equipes de trabalho e representantes locais prestigiaram o Desafio das Merendeiras. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
 
Cb image default
 
Acompanhadas de colegas auxiliares, merendeiras fizeram oração antes da prova. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.

Valorização

O objetivo do Desafio das Merendeiras é valorizar o trabalho de quem prepara a refeição dos estudantes, além de estimular o uso de alimentos da agricultura familiar nas receitas. De acordo com o Sebrae, 27 cidades de Mato Grosso do Sul concorrem nesta edição. É a primeira vez que Batayporã participa e a competição foi acolhida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Apesar da prova, o clima do Desafio foi de celebração. A torcida de familiares e amigos das merendeiras, apresentações culturais da Apae e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sorteio de brindes para as participantes e a saudação de representantes locais, como o prefeito Germino Roz, os secretários municipais Luciane Caldeira, Franciele Cantadori e Renan Bom, o vereador João Carlos Souza, o representante do Sebrae, Renato Arceno, a vereadora mirim Alice Freitas, diretoras escolares e outros servidores da Secel, complementaram a festa.

Para a titular da Educação, Fernanda Scarlat, a prova fortalece o trabalho já desenvolvido pela pasta. “Essa parceria é muito importante porque nos fornece instrumentos fundamentais, como capacitação para os servidores envolvidos em todo o processo da merenda, da compra dos alimentos até o prato dos alunos”, comentou a gestora.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estabelece o percentual mínimo de 30% de compras de alimentos oriundos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Atualmente, Batayporã supera o índice, com 36,8% das aquisições realizadas conforme o critério. “Nós temos trabalho para subir ainda mais esse índice”, enfatizou a secretária.

 
Cb image default
 
Pratos preparados para a final  proporcionaram sabor e nutrição. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
 
Cb image default
 
Segundo a primeira-dama Thayse, jurados tiveram privilégio de provar pratos de excelência. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.

Missão Difícil

A primeira-dama Thayse Melo ressaltou a experiência como jurada. “Foi uma missão muito difícil, já que todos os pratos estavam deliciosos, mas nos sentimos felizes e agraciados por esse privilégio”, disse sobre os colegas avaliadores. “Também ficamos orgulhosos porque são pratos que nossas crianças desfrutam nas escolas e é gratificante ver essa qualidade na merenda, com muito sabor e muitos ingredientes da agricultura familiar”, finalizou.

 
Cb image default
 
Apresentações culturais animaram público do evento. Foto: Evodio Perez - Sebrae/MS
 
Cb image default
 
Clima de celebração tomou conta do Desafio.  Foto: Evodio Perez - Sebrae/MS



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Veja agora!

Veja agora!

WhatsApp (67) 9 9998-0261
Mural

Enviar mensagem

Adriana

Cheguei no finalzinho,mais estou aqui ouvindo?...

Cesar

Abraço a equipe manda uma musica pra nois ...

Fabiana

A melhor da região não fico sem ouvir um dia...

Mari

Parabéns a equipe ...

Jorge

Ola Boa Noite toca um gino e geno...

Jana

meus sábados são perfeitos ao som da Ativa...

Luis

Essa Radio e fera, gosto muito de ouvir durante o serviço...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Peça sua Música

Pedir

Renan Calanca

Batayporã

Meu novo Mundo - Charlie Brown Jr ...

Clara Geovanna

Jacobina Bahia

Partilhar - Rubel & Anavitória...

Antonieta

Jacobina

Shakira...

José Carlos da Silva

Bragança/Pará

só se for por amor (Amado Batista)....

mariabeniteznaobra@gmail.com

batayporãm

uma do leonardo...

Adelaine

Bataypora

amado Batista folha seca...

Últimas Músicas
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Bate Papo

Digite seu NOME:


Copyright (c) 2024 - Rádio Ativa Mais HD - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD