Festa do Sereno como objeto de estudo acadêmico reforça seu valor simbólico e social. “A Festa do Sereno é muito mais que um evento. É parte da nossa história, da nossa memória coletiva. Ver esse sentimento registrado em uma pesquisa de mestrado é motivo de orgulho para todos nós batayporaenses. A professora Mariana fez um trabalho brilhante, que fortalece ainda mais a nossa identidade”, destacou o gestor.
Além da reflexão da festa como patrimônio cultural imaterial e seu papel no fortalecimento dos laços comunitários, mostrando como tradições populares são fundamentais para o desenvolvimento humano e territorial, o trabalho ainda elenca sugestões para impulsionar o evento.
"Em nossas considerações finais, fizemos sugestões e faremos a entrega do trabalho em Batayporã. Pensamos no que agregar à festa. O fortalecimento da economia criativa local, com a capacitação de artesãos e músicos, a criação de uma feira para comercializar artesanato, a questão do turismo cultural que a festa atrai e a criação de um espaço de memória da Festa do Sereno, são alguns exemplos", finalizou a autora.
A Festa do Sereno
Promovida pela Prefeitura, a Festa do Sereno de Batayporã está em sua 44ª edição. Neste ano, será realizada nos dias 27, 28 e 29 de junho, com shows de Clayton e Romário, Danilo e Davi, Ralf, Grupo Minuano e Trem Bão. Em 2024, atingiu seu recorde de público reunindo cerca de mil pessoas em uma única noite durante o show da cantora Lauana Prado.
A festividade nasceu do encontro dos amigos Anita Ravazzi Monteiro e Osvaldo Monteiro (in memorian), Olavo e Fátima Michelini e Jair e Mercedes Mella (in memorian), em 1980. Cinco anos depois, se tornou um evento oficial a partir da Lei Municipal 046/85, que incluiu a festa no Calendário de Festividades do Município, de autoria do ex-vereador Juarez Paschoal Duarte. Em 2017, a Festa do Sereno também passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Lei nº 5.007.
Em 2024, Festa do Sereno bateu recorde de público durante uma única noite, cerca de 20 mil pessoas no show de Lauana Prado.